Cocada, pão de mel, alfajor, brigadeiro, geleia, licor e biscoito são apenas algumas das delícias à base de mangaba que podem ser adquiridas por quem visita o Shopping Jardins, em Aracaju (SE). Em parceria com o Instituto JCPM de Compromisso Social, o empreendimento apresenta uma deliciosa mostra da Rede Solidária de Mulheres, com quitutes e peças artesanais produzidas por integrantes de 10 associações sergipanas. A exposição também inclui bebidas e geleias a base de outras frutas regionais e produtos em crochê, renda irlandesa e ponto de cruz, como clutches, brincos, acessórios de moda, roupinhas e calçados para bebês, passadeira, pano de bandeja e painel em macramê.

Patrimônio cultural imaterial brasileiro, a renda irlandesa produzida em Divina Pastora é um dos destaques da mostra. A arte está presente em bolsas, brincos, colares, presilhas, panos de bandeja e confere uma beleza ímpar às peças.

A exposição e comercialização dos produtos acontece, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h, no mall em frente ao hipermercado GBarbosa.

A Rede Solidária de Mulheres é formada por mulheres integrantes da Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (ASCAMAI), Associação das Catadoras e Catadores de Barra dos Coqueiros, Associação das Catadoras de Manoel Dias/Estancia (ASCAMADE), Associação das Catadoras de Mangaba de Ribuleirinha/Estância, Associação das Mulheres da Rede Artesã de Carmópolis (ASMURAC), Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora (ASDEREN), Associação das Rendeiras Independentes (ASDRIN), Associação dos Artesãos, Pequenos Agricultores, Pecuaristas, Renda Irlandesa, Rendendê e outros, Industria e Comercio de Divina Pastora de Sergipe (APRIC), Associação do Território da Comunidade Remanescente de Quilombo Alagamar (ASTECORQUAL) e Associação de Agroextrativista do Assentamento São Sebastião.

Fonte e Foto: Ascom/Shopping Jardins