Nesta sexta-feira, 27, Aracaju estará entre as onze capitais escolhidas para o lançamento do filme “O povo pode? – Um país pelo olhar de brasileiros”, do documentarista Max Alvim. O longa-metragem filmado entre 2017 e 2021, conta como a vida de quatro pessoas simples do nordeste foram impactadas pelas reviravoltas na política nacional nos últimos anos. Trata-se de um importante material documental que resume de forma concisa um dos períodos mais conturbados da história brasileira, a partir de uma visão humanizada que coloca o povo enquanto protagonista desse capítulo da política contemporânea e não como mero espectador.

A proposta do filme, segundo o diretor, é investigar o que o povo pode, quando e como pode. “Por um lado, a questão está na potência, na condição de poder, mas no outro está na orientação, na politização, na ideologia que o povo carrega, quando ‘pode’”, explica. A ideia do título foi tirada de uma fala de Lula sobre a intenção de sua prisão, que aconteceria efetivamente depois. “Eles querem me prender, mas não se prendem ideias, e Lula é uma ideia, a ideia de que o povo pode”, disse o ex-presidente na caravana Lula pelo Nordeste, em 2017.
Entre as personagens deste documentário, se destaca o papel da sergipana Maria Izaltina, líder quilombola do Brejão dos Negros, em Brejo Grande, região do Baixo São Francisco, que fala da luta por direitos das comunidades tradicionais e a violência sofrida pelo povo negro. “A partir do momento que a gente decidiu pensar com a nossa cabeça, olhar e ver as coisas com os nossos próprios olhos, nós começamos a incomodar”, afirma Izaltina em um trecho do filme.

Maria Izaltina, assim como o diretor do filme, Max Alvim, estarão no lançamento do filme que acontece a partir das 18h desta sexta-feira, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para um debate com os espectadores após a exibição do documentário. A mediação será feita pela professora do curso de Cinema da UFS, Damyler Cunha. A entrada é gratuita.

Foto: divulgação