O Instituto Federal de Sergipe (IFS) acaba de lançar três chamadas públicas para interessados em fazer parte de uma instituição de ensino de referência. Nesta quinta, 26, o Departamento de Gestão de Ingresso (DGI) publicou os editais: 01/2023/DGI/Proen02/2023/DGI/Proen e 03/2023/DGI/Proen. Eles são destinados ao preenchimento de vagas ociosas nas modalidades: graduação, técnico subsequente (para quem já finalizou o ensino médio e quer fazer um técnico) e integrado (quando o estudante faz o ensino médio e o técnico ao mesmo tempo).

Por se tratar de uma chamada pública, a matrícula ocorrerá juntamente ao período de inscrição (de 01/02 a 10/03, exceto finais de semana e feriados), de forma gratuita e presencial na Coordenadoria de Registro Escolar (CRE) do campus para o qual o candidato deseja ingressar.

No total, estão sendo oferecidas 135 vagas para os cursos de nível superior nos campi: Lagarto, Estância, Propriá, São Cristóvão e Glória; 194 para cursos técnicos subsequentes em Aracaju, São Cristóvão, Estância, Propriá, Itabaiana, Tobias Barreto e Glória; e 34 para cursos técnicos integrados das unidades de ensino de: Glória e São Cristóvão.

A instituição disponbiliza 50% de suas vagas para ampla concorrência independentemente de ter estudado em escola pública, renda ou etnia; sendo que 5% destas são destinadas às pessoas com deficiência (PcD). Já as demais vagas estão destinadas em 25% para estudantes negros (pretos ou pardos) e indígenas provenientes de escola pública (com vagas específicas para rendas maiores ou menores que 1,5 salário mínimo e para pessoa com deficiência); e 25% delas para estudantes provenientes de escolas públicas (independentemente da etnia) com vagas específicas para rendas maiores ou menores que 1,5 salário mínimo e para pessoa com deficiência.

A lista com os documentos necessários para as matrículas da Ampla Concorrência e Cotas está disponível no item 06 dos editais das chamadas públicas. No caso dos inscritos como PcD, deverá ser apresentado também no ato da matrícula um laudo ou relatório médico atestando a deficiência. Além disso, esses candidatos passarão por uma avaliação médico-pericial.

Já no caso dos inscritos no grupo de pretos e pardos, será solicitada uma autodeclaração étnico-racial preenchida, com fotografia 5x7, colorida, datada de 2023 e com fundo branco. Os candidatos que se inscreveram como indígenas também deverão apresentar uma autodeclaração, além de outros documentos solicitados nos editais.

Retificação em editais

O DGI fez alterações nos editais de nº 01/2023 e 03/2023 de Chamada Pública para vagas ociosas. As modificações referem-se ao quantitativo de vagas disponibilizadas pelo campus Glória para cursos de graduação e técnico integrado.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a Coordenadoria de Registro Escolar (CRE) do campus, através do telefone: 079 3711-3295 ou através do e-mail: cre.gloria@ifs.edu.br.

Datas importantes

O período de inscrição e matrícula tem início na próxima quarta, 01º, e segue até 10 de março. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma presencial na Coordenadoria de Registro Escolar (CRE) do campus para o qual o candidato deseja ingressar. No dia da inscrição, é necessário que o candidato já esteja com toda a documentação da matrícula em mãos. As aulas para o semestre letivo 2023.1 terão início em 13 de março.

Em caso de dúvidas, os candidatos devem entrar em contato com o DGI, através do telefone: (79) 3711-1888 ou pelo e-mail: processoseletivo@ifs.edu.br .