Desbravar a capital do menor Estado brasileiro é uma experiência que vai além do encantamento pelas belezas naturais e arquitetônicas deste gracioso tabuleiro cuidadosamente projetado pelo engenheiro Sebastião Basílio Pirro.

Aracaju é cheiro, sabor, música, gente e sentimento que ganham cores, formas e texturas na exposição ‘Cajucidade’. O evento realizado pelo Shopping Jardins celebra os 168 anos da capital sergipana e adota a expressão criada pelo artista plástico Fábio Sampaio, que desde 2010 presenteia aracajuanos e visitantes com belos cajus gigantes instalados em diferentes pontos da cidade.

“Criei este termo para expressar um tipo de comportamento tropical que contagia não só aracajuanos, mas todos que se deixam levar pelo universo desse fruto brasileiríssimo. A partir desta observação, venho propondo, ao longo dos meus 30 anos de carreira, ações artísticas nessa cidade deliciosamente marcada com o caju no nome”, explica.

Abraçando esse movimento artístico que exala singularidade, o Shopping Jardins convidou Fábio Sampaio e outros sete talentos da cidade para, juntos, proporcionarem ao público uma experiência que faz pulsar em cada um a felicidade que é viver na cidade dos cajus e papagaios. Até 16 de abril, o visitante tem a oportunidade de apreciar e sentir as emoções afloradas pelas obras de Lucas Lemos, Aimée e Nogueira e lounge assinado por Gigi Pandim com peças produzidas por artesãs do povoado Serra do Machado, no agreste sergipano, além de dois cajus gigantes, sendo um pintado por Fábio Sampaio e outro pelos jovens Alysson Oliveira, Amanda Lima, José Bento e Laisson Macedo, do Instituto JCPM de Compromisso Social.

As criações expressam o amor por Aracaju e a ‘cajucidade’ que habita em cada um dos artistas e convidam crianças, jovens, adultos e idosos a perceberem o privilégio e a alegria que é viver na capital sergipana. A exposição tem acesso gratuito e está localizada no mall próximo à loja Kalunga. O público pode apreciá-la durante todo o horário de funcionamento do shopping.

Após essa data, os cajus de Fábio Sampaio, Alysson Oliveira, Amanda Lima, José Bento e Laisson Macedo permanecerão no Shopping Jardins. “Presenteamos nossos visitantes com essas duas obras permanentes para nos lembrarmos, todos os dias, das nossas riquezas naturais e culturais e do orgulho que devemos ter em sermos essa gente singular e pertencermos a essa terra especial, além de podermos contemplar as artes dos nossos talentos”, destaca Acácia Sandes, gerente de marketing do Shopping Jardins.

Autoestima sergipana

De mãos dadas com a valorização da cultura produzida no Estado, 50% da playlist da rádio mall do Shopping Jardins é composta por músicas de artistas sergipanos. Assim, enquanto passeiam pelo empreendimento, as famílias têm a oportunidade de curtir o som ambiente embalado pela boa música de Pedro Luan, Sergival, Samba do Arnesto, Násio, Alex Sant’anna, Samba de Moça Só, Torugo Teles e outros grandes talentos.

Com a proposta de despertar a ‘cajucidade’ que habita em cada morador da capital, o projeto vai além da exposição e contemplou também um bate-papo com a produtora cultural Graziele Ferreira, o artista Fábio Sampaio e vinte alunos do IJCPM. “Se Nova Iorque é conhecida como ‘Big Apple’, por que não podemos ser a terra do caju? Temos muitas coisas boas aqui e o caju é uma delas. Temos que ter orgulho da nossa terra, da nossa gente, do nosso jeito, das nossas singularidades”, provocou Graziele. Após suscitar reflexões sobre hábitos e características que imprimem unicidade aos aracajuanos e aflorar o orgulho de serem filhos desta cidade repleta de riquezas, quatro jovens expressaram suas ‘cajucidades’ pintando uma das esculturas que integram a exposição.

Fonte: Shopping Jardins