Mais de 1,2 milhão de boletins
policiais foram registrados na Delegacia
Virtual, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Justiça
e Segurança Pública (MJSP). Maioria das ocorrências é perda ou extravio de
documento ou objeto; furto e estelionato.
O sistema está em funcionamento
em dez unidades da Federação (Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Piauí, Rio
Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins). No estado de Rondônia, a
ferramenta passa por fase de implantação.
Como funciona
Criada em agosto do ano passado,
a Delegacia Virtual permite ao cidadão fazer o boletim de ocorrência por
meio do computador ou dispositivo móvel (celular, tablet), sem necessidade
de ir a uma unidade física. O serviço fica disponível 24
horas por dia, sete dias por semana.
Para fazer uma
ocorrência, o interessado precisa ter mais de 18 anos e
uma conta ativa no sistema Gov.br. A partir
daí, basta acessar a Delegacia Virtual e selecionar em qual
estado foi cometido o fato. Depois, o usuário é encaminhado para uma página com
orientações gerais sobre o uso do sistema. Nela são mostrados os
tipos de ocorrências que podem ser registrados e, então, é solicitado o
preenchimento dos dados requisitados na página. Após a conclusão do registro, o
cidadão poderá acompanhar todos os passos do BO por meio da plataforma e também
como está o status do atendimento.
Podem ser registradas as
seguintes ocorrências: perda ou extravio de documento ou objeto, furto, roubo,
estelionato, acidente de trânsito sem vítima, ameaça, injúria, calúnia,
difamação, vias de fato, perturbação de sossego, desaparecimento de pessoa,
localização de pessoa desaparecida, maus-tratos a animais, violação de
domicílio, crime cibernético, fuga do local de acidente de trânsito,
adulteração de sinal identificador de veículo automotor e violência doméstica
contra a mulher.
Os boletins são enviados para as
polícias civis dos estados, responsáveis pela apuração dos fatos.
Fonte: Agência Brasil