Por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), a Prefeitura de Aracaju promoverá, no próximo sábado, dia 3 de junho, uma apresentação de encerramento das turmas da Oficina de Circo e Acrobacias Aéreas da Escola Oficina de Artes Valdice Teles. O evento será aberto realizado na sede da Escola Aldeia de Circo, na rua Maruim, 190, Centro, às 17h. Esta é a segunda oficina especial de artes circenses e contou com 14 alunos.

As oficinas são uma adesão recente ao currículo da escola e tiveram grande receptividade do público, além de serem um importante modo de valorização do movimento circense na cidade de Aracaju. No primeiro período de 2023, foram ofertados dois cursos na área de circo: as oficinas de Circo e de Acrobacias Aéreas. O presidente da Funcaju, Luciano Correia, destaca a importância do desenvolvimento da prática circense e a sua inclusão nos cursos promovidos pela escola.

“A enorme procura das oficinas de Circo da Valdice Teles atestam nosso acerto em ter inserido essa linguagem artística na grade semestral da escola. É incrível como o circo se mantém vivo, mesmo numa era de pleno domínio das tecnologias e das redes digitais. Isso mostra que os públicos seguem antenados com as inovações, mas não descuidam das tradições no campo artístico. Nossa tendência, inclusive, é ampliar ainda mais a presença dessa oferta no próximo semestre”, explica Luciano.

As práticas são desenvolvidas na Aldeia Escola de Circo: a Turma A, de Circo, ocorre às terças e quintas-feiras, das 14h30 às 16h; e a turma B, de Acrobacias Aéreas, às terças-feiras, das 19h às 20h30. A prática circense de acrobacias é importante para o aluno entender e desenvolver novos métodos de uso do corpo, além de ser uma importante forma de expressão corporal, como explica a professora Anne Mariano, da turma de circo.

“A introdução de técnicas de acrobacias aéreas dentro da turma da Oficina de Circo ofereceu aos alunos participantes uma oportunidade de ressignificar o uso de seus corpos em uma atividade física que não se limita só a isso, mas que se apresenta também como meio de expressão corporal e desafia sensações incomuns ao colocá-los na altura ou de ponta cabeça, por exemplo”, explica Anne.

Os professores destacam a importância das apresentações de encerramento para o aluno entender o seu processo de evolução ao longo do curso, observando o desenvolvimento de sua expressão artística, principalmente para aqueles que visam desenvolver uma carreira profissional.

“É muito importante existir esse momento de encerramento com uma pequena mostra dos resultados da Oficina, pois nesse momento o aluno também consegue enxergar e refletir sobre esse processo que foi aprender um pouco de técnicas circenses. Esse momento prático de apresentar ao público também faz parte da construção do artista. Alguns alunos apresentam interesse em se profissionalizar como artistas e estão empolgados demais com esse momento, pois é a primeira vez de todos se apresentando como artistas circenses”, destaca a professora Fabrícia Alves.

O professor Daniel Matos destacou a importância da realização do evento de encerramento para os alunos, para que eles possam impulsionar seu desenvolvimento artístico e aperfeiçoamento das técnicas desenvolvidas ao longo do curso. “A turma foi maravilhosa, muito participativa, questionava e tirava dúvidas constantemente – particularmente gosto bastante disso – e não tinha medo de se desafiar em alguns movimentos mais complexos. Por fim, acho que foram momentos incríveis e que ajudaram os participantes a conhecerem as acrobacias aéreas e perceberem a potencialidades de seu próprio corpo em movimento”, conta.

Fonte e Foto: Ascom Funcaju