
Com o objetivo de otimizar e assegurar a emissão do RG ou
carteira de identidade ao cidadão sergipano, a Secretaria da Segurança Pública
(SSP) anunciou as novas medidas que irão agilizar os processos de atendimento e
entrega do documento feita pelo Instituto de Identificação Papiloscopista
Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG).
Uma das medidas é a disponibilização de uma Central de
Atendimento por telefone que já começa a funcionar na próxima segunda-feira,
12. No dia 17 de junho, haverá um mutirão para o agendamento da emissão do RG,
na sede do IIWSG.
Central Telefônica
A primeira medida foi o investimento em recursos humanos,
com a contratação de telefonistas para o atendimento ao cidadão. A Central de
Relacionamento vai funcionar nos dias úteis das 7h às 17h, conforme explicou o
diretor do IIWSG, Jenilson Gomes. “Disponibilizando um canal permanente entre o
Instituto de Identificação e o cidadão que tem alguma dúvida quanto aos
serviços da instituição, seja carteira de identidade, certidão de bons antecedentes,
consultas cadastrais e demais serviços”, especificou.
Conforme Jenilson Gomes, inicialmente a Central de
Atendimento do Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva
Gonzaga começa a funcionar para o atendimento às dúvidas dos cidadãos quanto
aos serviços ofertados pela instituição. “Mas, em breve, também nessa Central
de Relacionamento, o cidadão também poderá fazer o seu agendamento para a
emissão da carteira de identidade”, acrescentou.
Força-Tarefa para
agendamento
Outra medida adotada pela SSP é a criação de uma
força-tarefa periódica para o atendimento ao cidadão. “Identificamos que há uma
demanda reprimida muito grande, em especial em Aracaju. Então, a força tarefa
começará a trabalhar a partir do dia 17, data em que, na sede do Instituto de
Identificação, a população que ainda não conseguiu o seu agendamento será
atendida. Nesse momento, um correspondente bancário estará próximo ao IIWSG
para que o cidadão não se desloque para o pagamento”, citou Jenilson Gomes.
Reformulação do Agenda Fácil
Além da Central Telefônica e da Força Tarefa, o Agenda Fácil
também será reformulado. “Quanto à questão do sistema Agenda Fácil, a equipe da
Secretaria de Administração, que o gerencia, já está trabalhando para deixar o
ambiente mais intuitivo e simples para que o cidadão não tenha dificuldade em
interagir com a plataforma para fazer o agendamento. A expectativa é que até o
mês de julho a gente consiga finalizar todas essas correções visuais do sistema
para que possamos abrir o calendário”, comentou o diretor do IIWSG.
Pré-Atendimento no
site da SSP
Outro canal de agendamento que será disponibilizado pela SSP
para a emissão do RG será o novo sistema de pré-atendimento, no site da
secretaria. O sistema está sendo implementado pela Divisão de Tecnologia da
SSP. “Está sendo construído um novo sistema, em que, no início do expediente,
às 7h, o sistema será aberto. Mas, ao contrário do sistema atual, o cidadão não
precisará correr, pois haverá um tempo maior para esse processo. Em caso de
reprovação de fotos ou dados, o sistema será informado e entrará no sistema
para corrigir a qualquer tempo, sem a necessidade de espera do dia seguinte”,
revelou Jenilson.
Ainda no tocante ao pré-atendimento no site da SSP, a partir
do dia 12 de junho, após a confirmação das informações encaminhadas pelo portal
da Secretaria da Segurança Pública, o cidadão precisará apenas se dirigir à
unidade do IIWSG no Parque Shopping para a coleta biométrica. “Reforçamos
também que, independente de onde o cidadão reside, as pessoas com mais de 70
anos não precisam de agendamento para a emissão da carteira de identidade.
Pacientes oncológicos também não precisam de agendamento”, pontuou Jenilson
Gomes.
Fonte e Foto: SSP/SE