Com o objetivo de otimizar e assegurar a emissão do RG ou carteira de identidade ao cidadão sergipano, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) anunciou as novas medidas que irão agilizar os processos de atendimento e entrega do documento feita pelo Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG).

Uma das medidas é a disponibilização de uma Central de Atendimento por telefone que já começa a funcionar na próxima segunda-feira, 12. No dia 17 de junho, haverá um mutirão para o agendamento da emissão do RG, na sede do IIWSG.

Central Telefônica

A primeira medida foi o investimento em recursos humanos, com a contratação de telefonistas para o atendimento ao cidadão. A Central de Relacionamento vai funcionar nos dias úteis das 7h às 17h, conforme explicou o diretor do IIWSG, Jenilson Gomes. “Disponibilizando um canal permanente entre o Instituto de Identificação e o cidadão que tem alguma dúvida quanto aos serviços da instituição, seja carteira de identidade, certidão de bons antecedentes, consultas cadastrais e demais serviços”, especificou.

Conforme Jenilson Gomes, inicialmente a Central de Atendimento do Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga começa a funcionar para o atendimento às dúvidas dos cidadãos quanto aos serviços ofertados pela instituição. “Mas, em breve, também nessa Central de Relacionamento, o cidadão também poderá fazer o seu agendamento para a emissão da carteira de identidade”, acrescentou.

Força-Tarefa para agendamento

Outra medida adotada pela SSP é a criação de uma força-tarefa periódica para o atendimento ao cidadão. “Identificamos que há uma demanda reprimida muito grande, em especial em Aracaju. Então, a força tarefa começará a trabalhar a partir do dia 17, data em que, na sede do Instituto de Identificação, a população que ainda não conseguiu o seu agendamento será atendida. Nesse momento, um correspondente bancário estará próximo ao IIWSG para que o cidadão não se desloque para o pagamento”, citou Jenilson Gomes.

Reformulação do Agenda Fácil

Além da Central Telefônica e da Força Tarefa, o Agenda Fácil também será reformulado. “Quanto à questão do sistema Agenda Fácil, a equipe da Secretaria de Administração, que o gerencia, já está trabalhando para deixar o ambiente mais intuitivo e simples para que o cidadão não tenha dificuldade em interagir com a plataforma para fazer o agendamento. A expectativa é que até o mês de julho a gente consiga finalizar todas essas correções visuais do sistema para que possamos abrir o calendário”, comentou o diretor do IIWSG.

Pré-Atendimento no site da SSP

Outro canal de agendamento que será disponibilizado pela SSP para a emissão do RG será o novo sistema de pré-atendimento, no site da secretaria. O sistema está sendo implementado pela Divisão de Tecnologia da SSP. “Está sendo construído um novo sistema, em que, no início do expediente, às 7h, o sistema será aberto. Mas, ao contrário do sistema atual, o cidadão não precisará correr, pois haverá um tempo maior para esse processo. Em caso de reprovação de fotos ou dados, o sistema será informado e entrará no sistema para corrigir a qualquer tempo, sem a necessidade de espera do dia seguinte”, revelou Jenilson.

Ainda no tocante ao pré-atendimento no site da SSP, a partir do dia 12 de junho, após a confirmação das informações encaminhadas pelo portal da Secretaria da Segurança Pública, o cidadão precisará apenas se dirigir à unidade do IIWSG no Parque Shopping para a coleta biométrica. “Reforçamos também que, independente de onde o cidadão reside, as pessoas com mais de 70 anos não precisam de agendamento para a emissão da carteira de identidade. Pacientes oncológicos também não precisam de agendamento”, pontuou Jenilson Gomes.

Fonte e Foto: SSP/SE